Você sabia que a alimentação pode ajudar na prevenção dos tumores? Existem pesquisas que indicam ser possível evitar cerca de 35% dos casos de câncer, apenas alterando a dieta!
Manter hábitos alimentares ricos em frutas, verduras, legumes e cereais integrais são essenciais, principalmente porque alguns alimentos funcionam como antioxidantes, fornecendo ao organismo substâncias imprescindíveis para combater os radicais livres que atacam as células.
Além disso, evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros também ajudam a prevenir o câncer.
Onde posso encontrar os antioxidantes?
Eles estão presentes nas frutas, verduras e legumes e são encontrados de diversas formas como por exemplo:
•
Vitamina A - Encontrada nos alimentos alaranjados, amarelos e vermelhos.
•
Vitamina C - Encontrada nas frutas cítricas.
•
Vitamina E - Encontrada nos óleos vegetais, grãos e nozes.
•
Zinco - Mineral encontrado nas castanhas.
•
Selênio - Mineral presente nas carnes, leite, nozes e castanhas.
Veja como cada alimento te ajuda ou atrapalha na prevenção ao câncer.
Alimentos de origem vegetal.
Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o câncer, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem.
Esses alimentos têm o poder de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células e, ainda, consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Se a célula foi alterada e não for possível consertar o DNA, alguns compostos promovem a sua morte, interrompendo a multiplicação desordenada. A recomendação é incluí-los regularmente nas refeições
Alimentos e bebidas ultraprocessados.
Evite o consumo de alimentos e bebidas ultraprocessadas, ou seja, produtos prontos para consumir ou aquecer, como lasanhas, salgadinhos, biscoitos alimentos do tipo fast-food, bebidas açucaradas, entre outros.
Esses alimentos têm quantidades elevadas de açúcar, gordura, sal ou calorias, promovendo o excesso de peso e aumentando as chances de desenvolvimento do câncer.
Amamentação.
A amamentação protege as mães do câncer de mama e os bebês do sobrepeso e da obesidade.
Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Além disto, alguns processos que ocorrem na amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético diminuindo assim as chances de câncer de mama na mulher.
Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe e o bebê.
Carnes processadas.
Carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. O consumo desses produtos deve ser evitado.
As substâncias presentes na fumaça do processo de defumação, os conservantes (como os nitritos e nitratos) e o sal podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto).
Carnes vermelhas.
Carnes vermelhas como de boi, porco, cordeiro e bode, entre outras, são boas fontes de nutrientes como proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. No entanto, quando consumidas em excesso, podem facilitar o desenvolvimento de câncer no intestino (cólon e reto), uma vez que possuem grandes quantidades de ferro heme. Esse nutriente é essencial ao corpo, mas quando em excesso, pode ter efeito tóxico sobre as células.
Caso você já tenha passado pelo tratamento da doença, saiba que a alimentação continua sendo parte fundamental da recuperação. Cuidar da alimentação, praticar atividade física, buscar manter o peso adequado e evitar bebidas alcoólicas é essencial para recuperar a saúde, prevenir o retorno da doença e o desenvolvimento de outro tipo de câncer.
Fontes:
https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/alimentacao-saudavel-contribui-para-evitar-o-cancer
https://www.oncocorpore.com.br/alimentacao-anti-cancer-10-alimentos-que-ajudam-a-prevenir-o-cancer/
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/alimentacao








